terça-feira, 23 de junho de 2009

Língua Indígena


Você sabia que até o final do século XXI cerca de 6 mil línguas deverão desaparecer?
E as línguas indígenas são as mais ameaçadas? Devido não ter escrita e também porque a população em contato com as cidades acabam perdendo sua língua de origem,principalmente os jovens.
Por isso, um professor do grupo paiteres-suruis de Mato Grosso, resolveu transmitir a língua de seu povo da oral para a escrita. Usando a oralidade na escola de sua comunidade, ele foi criando um alfabeto pater. Assim, jovens e adultos estão aprendendo a escrever na sua língua e preservar a sua cultura sem deixar de ter contato com a cidade e de aprender o portugues. Um trabalho interessante e pioneiro.

3 comentários:

  1. Belgna, que bom que voce me encontrou!!
    Vamos manter contato...
    Tb adorei seu blog!!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Belgna, parabéns pela iniciativa. Depois de velho voltei a universidade, agora para fazer um curso de direito e tinha escolhido como tematica para minha monografia de conclusão do Curso (julho/2010)as autorizações do Congresso Nacional para exploração de minerais em terras indígenas, não encontrei uma palavra de incentivo. Cuidado voce está lidando com "Forças poderosas", "pessoas que não brincam e não aceitam exposição etc". Com base nas pesquisas iniciais (mudei o tema para o SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro) se não efetivarmos ações como a sua toda a nação indígena desaparecerá, exceto, as que forem transformadas em produto de exposição em terras sem nenhum valor economico.

    ResponderExcluir
  3. Oi Félix!Obrigada! tb comecei estudar depois de velha e minha preocupacao sempre foi a populacao indígena.Sei que não sou "amiga" nem dos indios nem do poder. Mas vale a pena lutar e expor as idéias.Defendo uma nova forma de vida para este povo, não este modelo vendido que está ai e que infelizmente eles também compram.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação!

Pesquisar este blog